quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
FELIZ NATAL E UM ANO NOVO COM UMA PROSPERA COLHEITA
O Natal nos reacende os melhores sonhos e desejos. Com o nascimento de Jesus, a força divina se faz frágil e cheia de ternura, entrando dessa forma em cada coração.
A força inspiradora do Natal é mais forte do que todas as tramas para amordaçar a ternura e a solidariedade. Recria a atmosfera sagrada de nossas origens e abri nosso coração para abraçar causas libertárias.
Este sentimento mobiliza militantes em todas as comunidades, grupos e espaços a estimularem criteriosamente a inquietude e o desejos de mudanças, como nos ensinam Che “se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros”.
Uma militância que se revigora nesse “novo nascer” a cada ano. Porque como nos presenteia Pepe Mujica, Presidente do Uruguai e ex-guerrilheiro, “... ser militante não é carregar uma cruz de sacrifício. É viver a glória interior de lutar pela liberdade em seu sentido transcendente”
Façamos deste Natal, um tempo de dádiva do amor, nas relações de cuidado e bem-querer, com as pessoas, com a terra, água e toda vida existente em nosso Planeta.
Feliz Natal e um Ano Novo
cheio de boas e novas expectativas!
que possamosn o ano que vem ter uma boa safra e uma grande colheita.
Atenciosamente,
Thiago Santos Gomes
Secretario de Politica de Meio Ambiente da FETAG/AL.
"O verdadeiro Revolucionario é movido por um forte sentimento de Amor".
Dias melhores Podem não ser Utopia! juntos por um desenvolvimento sustentavel e solidario.
Planejamento de FETAG/AL, Exercicio 2011.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
O BRASIL É RONOVAVEL, ANTES DE TUDO QUEREMOS VIDA
terça-feira, 30 de novembro de 2010
SEMENTES, BEM DO POVO, PATRIMONIO DA HUMANIDADE
ASA ALAGOAS
PLENARIA DO CBHSF
IV JORNADA ECUMENICA
terça-feira, 28 de setembro de 2010
OFICINA DE SISTEMATIZAÇÃO DA CONTAG
Curso de Agentes Culturais Jovens Rurais
terça-feira, 24 de agosto de 2010
ENFOC
CIEA
Comitê da Bacia Hidrografia do Rio São Francisco
na plenaria em São roque de minas, aconteceu eleição diretoria execultiva e colegiada, conseguimos eleger uma chapa na qual temos Alagoas representada, o Baixo São Francisco participou de forma exemplar deste tão importante momento politico para a vida do povo que vive do rio, deixamos claro que não queremos em nome do capital seifar a vida de nosso velho chico, A FETAG/AL, assume a papel de atraves de seu Secretario de Meio Ambiente Thiago Santos Gomes, na secretaria da camara consultiva regional pra assim estar presente e ativo na luta em defesa do rio são francisco.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Ajuda Humanitaria da FETAG/AL e KOINONIA. No Vale do mundaú.
Posse do Comite da Bacia Hidrografica do Rio São Francisco
segunda-feira, 12 de julho de 2010
MSTTR de Alagoas Organiza a Juventude para Festival Nacional de Juventude da CONTAG
A FETAG Alagoas através de sua secretaria de juventude e comissão estadual de trabalhadores (as) rurais. Articula e organiza jovens de todo o estado através de seus STRs filiados e programa jovem saber. Estarão indo para Brasília aproximadamente 200 rurais entre agricultores familiares e trabalhadores assalariados para representar alagoas e participar do 2º festival nacional da juventude rural realizado pela CONTAG, nos dias 26 a 30 de julho de 2010, em toda alagoas e no Brasil os jovens se preparam e mobilizam-se para mais um momento de afirmação e luta pelo direitos da juventude rural. As principais bandeiras afirmadas neste evento político e festivo são sucessão rural com: terra e políticas e publicas meio ambiente sustentável, trabalho e renda.
Comitê da Bacia Hidrografia do Rio São Francisco
O evento contou com a participação de dez entidades que tiveram direito a voto no processo de seleção. Eleito por seis votos, Thiago Santos tem como suplente o jornalista Anivaldo Miranda, que representa o Fórum de Defesa Ambiental.
diz thiago: O Comitê é um importante espaço de afirmação dos diretos do nosso povo, Neste legitimo parlameto das aguas , juntos iremos buscar defender o melhor para o população, que sonha com um modelo de desenvolvimento mais sustentavel.
Fonte: Comunicação da Fetag-AL
sábado, 10 de julho de 2010
SEC. DE MEIO AMBIENTE DA FETAG/AL, JUNTO A CONTAG, ACOMPANHA A VOTAÇÃO DO SUBSTITUTIVO DO CODIGO FLORESTAL BRASILEIRO, Camara dos Dep. Brasilia, DF.
Infelizmente as principais propostas de alterações ao substitutivo do Código Florestal apresentadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) não foram contempladas. O Substitutivo ao Projeto de Lei nº 1.876 de 1999 de autoria do Relator, Dep. Aldo Rebelo, aprovado nesta terça-feira, optou por ignorar que existem duas agriculturas no Brasil: a patronal e a Agricultura Familiar. Apesar dos argumentos apresentados pela CONTAG na entrega das suas propostas de modificações, o Dep. Aldo Rebelo não inseriu em seu substitutivo sequer o conceito de Agricultura Familiar reconhecido pela Lei 11.326/2006. A expressão pequena propriedade ou posse rural, definida como aquela de até quatro módulos fiscais, tão defendida pelo relator como sinalização de seu [WINDOWS-1252?]“profundo” conhecimento do papel do pequeno produtor, tem relação com a Agricultura Familiar apenas no que se refere ao tamanho da propriedade. Esse é apenas um dos requisitos para caracterizar o agricultor (a) familiar. O conceito é mais abrangente; o agricultor (a) familiar vive na terra e da terra e a sua renda é proveniente da sua produção. A tentativa do relator de diferenciar o pequeno produtor do grande produtor a partir do tamanho da propriedade é um grande engano. Sabemos que existem propriedades dessas dimensões não destinadas à produção agrícola, bem como outras que são verdadeiras empresas rurais.
Desconsiderar esse conceito é um retrocesso para ao país. Trata-se de uma conquista perseguida há mais de 20 anos na tentativa de firmar a Agricultura Familiar como um segmento social e econômico diferenciado, que presta relevantes serviços, inclusive, com a conservação ambiental nas suas propriedades. Agora, a maioria dos membros da Comissão Especial do Código Florestal da Câmara dos Deputados, ignorou o conceito legal de Agricultura Familiar.
O reconhecimento da Agricultura Familiar é uma das ferramentas estratégicas que permitiu a construção de políticas públicas específicas e o avanço na efetivação do almejado desenvolvimento rural sustentável.
Em votação nominal, o Parecer do Relator, com substitutivo e complementação de voto, foi aprovado.
Votaram a favor os Deputados Anselmo de Jesus, Ernandes Amorim, Homero Pereira, Luis Carlos Heinze, Moacir Micheletto, Paulo Piau, Valdir Colatto, Reinhold Stephanes, Marcos Montes, Moreira Mendes, Duarte Nogueira, Cezar Silvestri e Aldo Rebelo.
Votaram contra os Deputados Dr. Rosinha, Ricardo Tripoli, Rodrigo Rollemberg, Sarney Filho e Ivan Valente.Em votação de destaques, o texto do Relator foi mantido integralmente.
Diretoria da Contag http://www.contag.org.br/
terça-feira, 18 de maio de 2010
ACORDA COMPANHEIRADA
Por; Thiago Santos Gomes
Secretario de meio ambiente
FETAG/AL.
P Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente
quarta-feira, 12 de maio de 2010
STTR Reprentante da Agricultura Familiar
Disputa sindical no mundo rural
O movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR), tem um historico de lutas, importantes travadas em defesa dos direitos do conjuntos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Nos municípios os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), Nos estados a Federação dos Trabalhadores na agricultura (FETAGs) e nacionalmente a confederação nacional dos trabalhadores na agricultura (CONTAG) somos um sistema sindical organizado que legalmente defende a categoria dos trabalhadores rurais, formado pelo trabalho na agricultura familiar e pelo trabalho assalariado na atividade da agricultura, sempre defendemos e vamos defender o direitos do nosso povo, nas diversas áreas temáticas: agrícola, agrária, meio ambiente, assalariados, mulheres, jovens, terceira idade,organização e formação, politicas sociais, comunicação. buscamos os direitos humanos, económicos, sociais, culturais,ambientais, civis e políticos. acreditamos e estamos luta pela afirmação, construção,implementação e consolidação de nosso projeto alternativo de desenvolvimento rural sustentável e solidário(PADRSS), diante de todo este processo que estamos conquistando através de nossas ações sindicais, a exemplo das diversas politicas o para os agricultures e agricultoras de nosso pais, agora surge uma outra articulação sindical a do sindicato dos trabalhadores na agricultura familiar, onde na maioria das veses os agricultores não participam, pois não vem da classe mais sim de sujeitos externos a classe que se benefiam com a possibilidade de criar entidades sindicais no caso o (SINTRAF) para as vezes poder manipular politicas publicas conquistas por nos do movimento Sindical dos trabalhadores e trabalhadoras, e favorecer os interesses individuais, proprios e eleitoreiros, nos dos STTRs, FETAGs e CONTAG. temos principios democraticos e libertarios mais somos contra a criação de sindicatos para representar quem já esta representado a decadas. tendo em vista que esta ideia não parte dos agricultores mais sim de pessoas interessados em tirar proveito dos direitos de todos nos trabalhadores(as) rurais. Companheiros e companheiras vamos nos unir e se fortalecer para continuar lutando por nossos direitos, por uma nova sociabilidade e por um desenvolvimento rural sustentavel e solidario. paz no campo com justica e solidariedade.
sindicato somos nos nossa força nossa voz/ a FETAG somos nos,nossa força, nossa voz/ a contag somos nos, nossa força nossa voz.
SAUDAÇÕES SINDICAIS
segunda-feira, 29 de março de 2010
Participação da FETAG/AL, ENCONTRO NACIONAL DE SECRETÁRIOS E SECRETÁRIAS DE MEIO AMBIENTE
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CENÁRIOS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS PARA O MOVIMENTO SINDICAL CUTISTA
Local: HOTEL BRASTON AUGUSTA
Rua Augusta, 467 – Consolação – São Paulo, SP
Programação: 30 de março de 2010.
09:30 Apresentação dos/as participantes e da dinâmica dos trabalhos – Carmen Foro – Secretária Nacional de Meio Ambiente
10:00 às 12:30 MESA 1: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PANORAMA E DESAFIOS PARA O MUNDO DO TRABALHO
· Vagner Freitas – Secretário de Administração e Finanças da CUT
· Vicente Andreu Guillo- Ministério do Meio Ambiente (Presidente da Agência Nacional de Águas)
· Ladislau Dowbor –(Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Varsóvia, Professor da PUC/SP)
· Carmen Foro – Secretaria Nacional de Meio Ambiente da CUT- coordenação
12:30 às 13:45Almoço
14:00 às 16:30 MESA 2: AÇÃO SINDICAL NO CONTEXTO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
· Artur Henrique – Presidente Nacional da CUT
· Deputado Federal Fernando Ferro - Líder do PT na Câmara
· Titan de Lima - Técnico em Legislação Ambiental e Assessor da Bancada do PT na Câmara
· Patrícia Pellatieri – Técnica do Dieese
· Denise Motta Dau- Secretaria Nacional de Relações do Trabalho da CUT - coordenação
16h30min às 17h00min INTERVALO CAFÉ
17:00 às 19:30 MESA 3: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: IMPACTOS E OPORTUNIDADES
João Moraes – Coordenador da Federação Única dos Petroleiros
João Paulo Cândia Veiga – Consultor do Instituto Observatório Social e Professor da USP
· Laura Maffei – Coordenadora para as Américas da Sustainlabour
· Rafael Freire – Secretário de Política Econômica e Desenvolvimento Sustentável da CSA.
· Rogério Pantoja – Coordenador da Comissão Nacional da Amazônia - coordenação
· ENCERRAMENTO - Carmen Foro: Agradecimentos e acordos para o segundo dia.
Programação: 31 de março de 2010.
Planejamento interno com os/as secretários/as das Estaduais da CUT e Confederações.
quarta-feira, 24 de março de 2010
Mobilização Social para Eleição do Comitê da Bacia hidrografica do Rio São Francisco
Informamos aos senhores que está em andamento o processo de mobilização social para as eleições do comitê de Bacia Federal do Rio São Francisco.
Em Alagoas, estaremos realizando 02 (duas) reuniões de mobilização:
A primeira reunião acontecerá no município de Piranhas, no dia 24 de março de 2010, as 9:00 (nove horas da manhã) na Chesf, envolvendo entidades do poder publico, sociedade civil e usuários de água.
A segunda reunião acontecerá no município de Pão de Açúcar, no dia 25 de marco de 2010, as 9:00 (nove horas da manhã) no auditório da Escola Maria Tavares Pinto, no centro da cidade, envolvendo entidades do poder publico, sociedade civil e usuários de água